Logotipo Galapagos Capital

Para conhecer mais sobre o que é ESG e como a Galapagos está evoluindo com o tema, acesse as nossas pílulas de conhecimento semanais.

Programa ESG

     da Galapagos

O que é ESG?

O termo ESG foi formalizado em 2005 a partir de uma iniciativa de incorporar os fatores associados aos 3 pilares, Ambiental, Social e Governança, nos investimentos no mercado de capitais. ESG tornou-se cada vez mais importante para a comunidade de investidores com a premissa de que a integração desses fatores levará a economias sustentáveis a longo prazo.

 

Nós da Galapagos acreditamos que os investimentos devem desempenhar um papel mais amplo, além da geração de retornos financeiros.  Com isso em mente, estabelecemos o Comitê ESG, em que o Chairman é Marco Antonio Bologna, e iniciamos o programa de ESG com base na matriz do Sustainability Accounting Standards Board e melhores práticas de mercado.

Leia o artigo

“Lucro com Propósito é Possível”

de Marco Bologna, Chairman do Comitê ESG

LEIA AQUI

F.A.Q

  • 1. Por que ESG é importante?

    As empresas que adotam princípios ESG são aquelas cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocadas como estratégicas.

    - Fatores ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa, eficiência energética, poluição e gestão de resíduos;

    - Fatores sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, treinamento, práticas não abusivas de vendas, privacidade e proteção de dados;

    - Fatores de governança: independência do conselho, política de remuneração, diversidade na composição de comitês, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal e ética.

  • 6. Os fundos ESG têm uma classificação de rating?

    Existem vários provedores independentes de classificação de fundos ESG, cada um adotando diferentes metodologias de classificação. A Morningstar, um conhecido provedor de pesquisa de investimentos, criou a Morningstar Sustainability Rating ™, que avalia fundos mútuos e fundos negociados em bolsa. MSCI, o maior provedor mundial de índices ESG, estabeleceu os MSCI ESG Fund Ratings 1, que mede as características ESG das participações de um fundo em uma escala de classificação AAA a CCC. Veja a tabela:  https://www.msci.com/esg-fund-ratings

  • 2. Existe padrão de métricas ESG?

    Não há um conjunto padrão de métricas ESG. No entanto, certos padrões de indicadores de desempenho ESG específicos da indústria e do setor foram desenvolvidos para fornecer uma estrutura para gestores de investimento, como por exemplo a matriz de materialidade desenvolvida pelo Sustainability Accounting Standards Board (SASB).

  • 7. Existem benchmarks ESG?

    Existem muitos índices de referência ESG que podem atender aos vários objetivos de investimento sustentável e responsável. As empresas que são membros constituintes desses índices são escolhidas com base em seu desempenho em fatores ambientais, sociais e de governança.

    O grande número de índices ESG permite que os investidores selecionem benchmarks personalizados que se alinham com seus objetivos. Esses índices também ajudam os gestores de investimentos a gerenciar e medir o desempenho de seus fundos ESG. Alguns dos principais fornecedores de benchmarks ESG são MSCI Inc., S&P Global Inc. e FTSE Russell.

  • 3. Quem realiza a pontuação ESG para as empresas?

    Existem vários fornecedores que oferecem uma ampla gama de dados, desde aqueles especializados que se concentram em certas características ESG, como pontuação de carbono e diversidade de gênero, até outros que pontuam empresas com base em várias centenas de métricas relacionadas a ESG.

    A maioria das empresas nacionais e internacionais é normalmente avaliada por provedores de dados conhecidos, como Bloomberg ESG Data Service, MSCI ESG Research e Sustainalytics, para citar alguns.

  • 8. Como determinar o nível de compromisso ESG de uma gestora de investimento?

    Estas são algumas áreas-chave a serem consideradas:

    • Frequência do treinamento da equipe em questões ESG

    • Integração ESG em uma decisão de investimento

    • Nível de transparência das ações relacionadas a ESG

    • Adoção dos princípios ESG na empresa

    • Extensão do envolvimento da alta gestão no tema

     

    Adicionalmente, uma das formas de avaliar o compromisso da gestora no tema ESG é verificar se ela é signatária dos Princípios para Investimento Responsável (PRI) da ONU.

  • 4. Os investimentos ESG impactam os retornos?

    Os retornos dos investimentos ESG devem ser analisados em 3 aspectos: risco, retorno e valores. Os investidores ESG devem procurar equilibrar a maximização dos retornos ajustados ao risco com os valores. Estudos têm mostrado que as empresas que adotam os padrões ESG tendem a ter melhores perfis de risco e são mais propensas a superar o mercado no longo prazo. Uma pesquisa feita pelo MSCI em um período de 10 anos 2 descobriu que as empresas ESG com classificação mais alta eram mais lucrativas e pagavam dividendos mais altos do que aquelas com classificações ESG mais baixas.

  • 9. O que é PRI?

    Os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) fornecem um padrão global para o investimento responsável. Os seis princípios, que são apoiados pelas Nações Unidas, são:

    • Iremos incorporar questões ESG na análise de investimentos e processos de

    tomada de decisão

    • Seremos proprietários ativos e incorporaremos questões ESG em nossas

    práticas de propriedade

    • Buscaremos divulgação apropriada sobre questões ESG pelas entidades nas quais investimos

    • Iremos promover a aceitação e implementação dos princípios dentro da indústria de investimentos

    • Trabalharemos juntos para aumentar nossa eficácia na implementação dos princípios

    • Cada um de nós relataremos nossas atividades e o progresso na implementação dos princípios

  • 5. Como selecionar um fundo ESG?

    Decida quais valores ESG são mais importantes para você antes de selecionar os fundos ESG relevantes. Em seguida, leia o prospecto de investimento do fundo para obter mais informações sobre os objetivos do fundo. Descubra como o gestor do fundo seleciona as empresas e verifique as participações do fundo para garantir que está alinhado com os objetivos.

    Assim como no caso de outros investimentos de fundos, certifique-se de que o fundo ESG seja suficientemente diversificado. Mais importante ainda, o fundo ESG deve ser avaliado em seus padrões de desempenho e métricas ESG.

  • 10. Quais são as diferentes estratégias utilizadas?

    Quando falamos das estratégias para incorporação dos fatores ESG nos investimentos, cada uma das estratégias tem suas vantagens e desvantagens e refletem os diferentes objetivos que o investidor deseja atingir:

    - Filtro negativo: exclusão de investimentos em setores, empresas, países ou projetos que ferem critérios ESG específicos. Ex: exclusão dos setores de armamento e fumo.

    - Filtro positivo: investidores incluem ativos que atendem aos critérios e normas estabelecidas, selecionando exemplos positivos de governança corporativa, cuidados com o meio ambiente e práticas comerciais socialmente responsáveis.

    - “Best-in-class”: essa estratégia difere da anterior, pois funciona como um ranking, em que são selecionados critérios ESG para a avalição de um determinado ativo.

    - Integração ESG: incorporação dos fatores ambientais, sociais e de governança na análise financeira da empresa ou do projeto, capturando, assim, os impactos que determinados fatores terão no futuro da empresa.

    - Investimento de impacto: são aqueles direcionados à resolução de problemas sociais ou ambientais, com a premissa de que os impactos sejam mensuráveis – a performance do investimento é a combinação do impacto gerado na sociedade/meio ambiente e do retorno financeiro.

    - Engajamento corporativo: também conhecido como ativismo acionário, essa estratégia baseia-se na utilização da participação acionária que os investidores detêm para influenciar a estratégia da empresa na adoção de melhores práticas ESG.

ESG é uma jornada
e sua contribuição será super bem-vinda.
Envie sua sugestão

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Políticas ESG

Logotipo Galapagos Capital

Contatos

São Paulo: +55 (11) 3777-2088

Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº  2.055, 7° andar

Jardim Paulistano - CEP 01452-001 - São Paulo/SP

Miami: +1 (786) 888-4517

5966 South Dixie Hwy – Suite 300 – Miami FL 33143

Mídias Sociais

Logotipo Galapagos Capital
Logotipo Galapagos Capital
Logotipo Galapagos Capital
Logotipo Galapagos Capital
Logotipo Galapagos Capital

Para conhecer mais sobre o que é ESG e como a Galapagos está evoluindo com o tema, acesse as nossas pílulas de conhecimento semanais.

Logotipo Galapagos Capital